top of page

Desenhos de ficção científica



Assistir desenhos é sempre uma coisa surreal! Traz muita coisa para fora da gente de uma forma muito autêntica e recheada de emoções.


Desenhos de ficção científica então, para mim, traz outro patamar de sensações e criatividade. Pois são sempre tão vastos e cheios de teorias, críticas sociais, roteiros e artes muito originais, que fazem a gente olhar a nossa realidade por um novo âmbito. Afinal, o gênero sci-fi é isso. ;)


Por isso, vim indicar duas animações que são as minhas FAVORITAS! Que amo desde criança e até hoje desperta muita coisa nova.



• Tartarugas Ninjas (série de 2012)



Recentemente estou revendo a animação que conta com 5 temporadas, tendo sido exibida originalmente em 2012 (dã?!) e finalizada em 2017.


Eu tinha uns 13 para 14 anos quando assisti os episódios pela primeira vez no canal do SBT, sempre por volta das 12h30, depois que chegava correndo da escola.


Revendo a série agora adulta, pude reparar (e até mesmo quando adolescente), a qualidade de roteiro que o desenho tinha. Além do design 3D que antes era super hypado, e acabou combinando muito com a proposta de abordar todo o universo das Tartarugas Ninjas.


A escolha do enredo foi o que mais me pegou, mesmo alguns anos atrás. Eu já era fascinada e escrevia muito, o que me ajudou a entender todos esses contextos. E inclusive, eu falava de construção de personagem, vendo que o Michelangelo aka Mikey, evoluía nas temporadas, assim como seus irmãos. Notava a escolha de tons para cada episódio e sabia que o público direcionado na época eram para pessoas da minha idade. Pois re-assistindo em 2024, notei o quanto o roteiro era beem mais maduro. Percebendo essas nuances de interpretação de forma mais abrangente agora com 25 anos.


E, para quem sabe ou é fã das Tartarugas, sabe que a HQ que originou as personagens é bem sombria e sangrenta. O que faz essa versão ser bem precisa em alguns desses tons, sendo claro, suavizado para passar no matutino de muitas crianças. (E a classificação indicativa na época era de 10 anos. kkkk)


E a parte do sci-fi? Gente, não peca em nada! Afinal, são animais transformados em mutantes por uma gosma alienígena. Travando batalhas com ninjas e alienígenas em Nova York. O que é muitoo original e fora da curva. Sem contar que, essa versão de 2012 é uma das que exploram as Tartarugas no espaço (e que é uma das minhas temporadas favoritas). O design dos planetas, dos seres, das armas aliens. Tudo é bem caprichado! Nem preciso dizer mais. kk





• Danny Phantom



Outro xodozinho original do canal da Nickelodeon. Esse desenho já tem uma pegada mais científica voltada ao mundo espiritual. Quem disse que não poderia misturar tecnologia com fantasmas?


Sério! Esse desenho têm muita construção diferente da grande maioria dos desenhos, e inclusive para 2004, que foi quando ele estreou.


Falando sobre busca de identidade, vivências adolescentes, mundos fantasmas e tecnologia. Danny Phantom soube muito bem abordar seu universo, trazer tramas bem elaboradas e diversão. Sem contar as diversas teorias sobre o Mundo Fantasma e os poderes do personagem principal, que é metade humano e metade fantasma. A psiquê do gato, vai longe com toda essa loucura! E é mostrado essas perguntas e dúvidas internas dele em muitos episódios.


A animação conta com 3 temporadas muito bem amarradas e que até hoje, eu sou viciada em assistir.


♦ Curiosidade que talvez não saibam:

Minha primeira tattoo foi o personagem principal :D





Como perceberam, assistir essas animações sempre ajudaram tanto pelo entretenimento, como para mim, enquanto escrevia crescendo. Despertando meu amor pelo gênero de ficção científica. Que abrange tantas possibilidades que podem vir de histórias complexas ou mesmo simples, recheadas de aventura, inovação e emoção.



• Querem uma parte 2? Porque ainda têm alguns outros desenhos que ficaram fora da lista. Ha, ha! Já ouviu falar dessas animações ou lembra delas?

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

2 comentários


Que incrível perceber como as animações podem moldar nossos gostos e influenciar nossas paixões, como a ficção científica. Adoraria uma parte 2 para descobrir mais dessas influências que marcaram sua jornada como escritora! 😊

Curtir

shirlei.feitosa
04 de mai.

Beatriz, que fantástica descrição dos desenhos! Eu amava tbm esses desenhos, apesar de ser sua mãe ..kkk. Amo desenhos! Mas o incrivel é como voce consegue ver tantos detalhes que eu , sinceramente não vi. Sim eu quero a Parte 2. BJS

Curtir
©
bottom of page