top of page

Identidade visual para livros usando o Pinterest

Pensar no Pinterest apenas como fotos bonitas, é se limitar a utilizar o aplicativo de forma multifuncional. Porque além de servir para inspiração, ele pode ajudar muito na criação de capa para livros.


Aproveitando então que já estou falando do designer de capa que fiz no meu livro no Instagram, hoje vim falar para vocês um pouquinho de como eu uso o Pinterest para isso. ;)



Como já mencionei anteriormente em um reels (só clicar aqui), o aplicativo também ajuda muito no desenvolvimento para personagens, características e visual deles, além também de ambientes e locais que podem servir na hora da escrita, e que é fundamental.


Mas, o Pinterest também ajuda muito na identidade visual de capas de livros. Afinal, ele contém várias imagens que auxiliam na criatividade, despertam curiosidade e podem servir de gancho para a criação da peça (capa).


Como fiz em outros livros, utilizei muito da imagem para me auxiliar a gerar os elementos que queria transmitir. Seja no uso das cores, seja nos objetos, para que conversassem e/ou que tivessem conexões com as narrativas. Auxiliando na montagem de todos esses aspectos até chegar no processo final das peças.


Para fazer tudo isso, é muito importante ter um briefing ou uma lista de pontos principais que se quer criar na capa. Depois disso, é só fazer uma pasta no aplicativo e colocar as imagens que ajudariam nisso. E podem ser tudo: pessoas, paisagens, cores, paletas, cômodos, texturas. Lembrando sempre de focar na história, mas se permitindo abrir os leques de inspiração.


No meu livro recente, Furta-Cor, decidi me soltar e unir elementos tanto para escrita como para o design. Vocês podem ver a pasta aqui. O ideal mesmo (e melhor, kk fiquei empolgada e juntei tudo) é separar as pastas. O que é capa da história e o que é auxílio de escrita. Mas como sou eu a responsável por essas etapas das minhas publicações, eu que me entenda comigo depois. Ksksk


Mas para quem é designer e escritor, deixem bem organizado. Porque vai facilitar muitoo depois. O bom é que aprendi agora, então, vai me ajudar beem mais. :)




• Gostaram de saber do conteúdo? E as etapas de criação de uma capa?


3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©
bottom of page