Hoje trouxe para o blog a parte II de um tema que amo muito: filmes que seriam ótimos livros. E que fiz a primeira parte para o Youtube (Veja aqui). A propósito, já falei sobre o filme em um outro canal que eu tinha, em que comentava sobre séries. kk (Clica aqui!)
Projeto Gemini é uma produção estrelada por Will Smith. O filme em si realmente tem mais baixos do que altos, mas ainda assim, para mim, tem muitas coisas interessantes e que falam muito sobre a nossa sociedade atual e as questões sobre: envelhecimento, inteligência artificial, clonagem e proteção de dados (seja o registro de imagens e identidade, ao nosso DNA).
Sinopse: “Henry Brogan é um assassino de elite que se torna o alvo de um agente misterioso que aparentemente pode prever todos os seus movimentos. Ele logo descobre que o homem que está tentando matá-lo é uma versão mais jovem, rápida e clonada de si mesmo.” - Fonte: Wikipédia
Embora o roteiro seja meio fraco com algumas questões, em outras poderia muito bem ser aproveitado numa narrativa mais longa e descritiva, como em uma obra literária. No vídeo que fiz há alguns anos, eu cito que o filme seria uma ótima série. kk Hoje, acredito que em forma de texto, a profundidade da história que os produtores e atores quiseram passar, seria melhor explorada.
Por que, bora combinar? Falar sobre um agente negro, super foda no seu trabalho, e usar seu clone para matá-lo e continuar no seu lugar, é clichê mais tem um toque inovador. XD
Primeiro, já começa por usar um homem negro em um papel principal. Grande parte de filmes de ação contam com apenas protagonistas brancos. O que mais gostei em Projeto Gemini foi literalmente ver um ator de outra raça fazendo um papel nesse gênero, sem contar os outros que envolvem a história, como: suspense e ficção científica. Por que, afinal, qual foi a última vez que você viu algo assim?
Ninguém fala, por exemplo, sobre o envelhecimento de pessoas negras no cinema (claro que existem sim vários filmes), mas eu digo nos gêneros de ação e investigação. Como é ver um homem ou mulher negra passando por vários processos, enquanto lida com prisões, estresse, sangue, assassinatos e outras coisas mais?
Gostei que colocaram isso de forma sutil no filme e o Will Smith, como bom ator que é, soube dosar as nuances entre o personagem mais velho e o “mais novo”.
Em resumo, se Gemini tivesse um bom autor ou autora para falar desses assuntos que citei, mantendo toda a questão e atmosfera que a produção passa, seria algo bem inovador e interessante. É uma forma de manter as ideias centrais que foram trabalhadas no audiovisual. E claro, seria um livro que eu super compraria. ;)
Mas me conta aí, o que achou do texto? E se já assistiu o filme.
Comments