top of page

Personagens de ficção científica que me marcaram muito



Enquanto crescia, algumas personagens me marcaram muito em filmes e séries do gênero sci-fi. Elas eram mulheres incríveis e que eu buscava muito em outras produções.


A questão principal era que eu pouco via personagens negras tendo destaque como vi nessas personagens (que vou falar abaixo). O que me motivou muito a escrever minhas próprias protagonistas. Porque se forem reparar, quantas mulheres negras aparecem em filmes ou séries de ficção científica?


Quando comecei a escrever Furta-Cor (o livro que irei lançar agora), a primeira coisa que pensei foi nisso. E em como na literatura também, eu não me enxergava nas páginas ou sentia que poderia viver aventuras intergalácticas e fora da Terra, nos livros do gênero. Claro que, depois descobri a gama enorme de livros sci-fi e afrofuturistas, mas quando se trata do audiovisual... Bem, é mais complexo.


No entanto, existem sim personagens no meio e que merecem nossa atenção.


                                                                    

• Martha Jones – Doctor Who (3ª Temporada - 2006)



Essa mulher! Gente, uma das minhas companions favoritas de toda a série! Martha foi simplesmente um destaque para mim enquanto assistia Doctor Who na TV Cultura, toda noite às 20h00.


Depois que Rose saiu (de uma forma beem dramática, coitada, presa em outro universo). O 10º Doutor conheceu Martha em uma de suas aventuras. E claro, a mana era o destaque do episódio.


Ela era médica e estava fazendo a sua residência. Num hospital enorme de Londres e o Doutor estava passando no mesmo, melhor, investigando algo no prédio. E daí que toda a trama desenrola! (Basicamente o hospital é transportado para a Lua. Haha Gente, esse episódio me marcou demais! É muito bom!)


Durante a temporada fui me conectando cada vez mais com a personagem. A forma como ela era sensível e corajosa, mostrava seus medos e fragilidades. E também era muito questionadora e colocava o Doutor no chão, pois para quem não conhece o personagem, ele poderia ser muito louco e inteligente, e perigoso quando queria.


Ela passou muitos apertos nessas aventuras, o que é super normal para quem acompanha a série, e foi a personagem que mais salvou o Doutor de situações de morte. Sério, gente, eu contei! Kk Como também foi uma temporada que o protagonista estava mais fragilizado, a Martha foi literalmente uma luz de sagacidade e empolgação. A gata brilhou em tudo! Nos acertos e nos erros também. Graças à atuação incrível da Freema Agyeman.


E, detalhe importantíssimo que esqueci de mencionar, ela foi a PRIMEIRA companion negra co-protagonista da série durante mais de 43 anos. Pois Doctor Who estreou em 1963. É a série de ficção científica mais antiga do mundo na TV. E só demorou isso, para uma mulher negra ser introduzida na série.


 

• Uhura – Star Trek (2009)



Essa daqui é um destaque sem igual na história do sci-fi da TV. Mas, a que conheci enquanto assistia filmes do gênero... Na verdade, Doctor Who me fez investigar mais produções assim, e foi uma surpresa enorme ver a Uhura no filme do Star Trek de 2009.


O filme em si traz tudo que amo: ar futurista, alienígenas, naves espaciais e exploradores/historiadores de galáxias. Daí, pronto! Me apaixonei! E a personagem então, nem se fala.


Durante o primeiro filme em especial (pois é uma trilogia. Kk) Uhura para mim se destaca demais na nave da Enterprise. Ela é linguista! E fala não sei quantas línguas interplanetárias. E eu fiquei besta! Na época eu já escrevia, e pensava em graduar em Letras. E realmente ela ficou no meu inconsciente quando estudava na faculdade.


Além de ser um membro essencial da equipe, ela era muito inteligente e conseguia enxergar as coisas e orientar questões da nave e das aventuras com muita sagacidade. Fora as cenas de ação que ela arrasava demais e ganhava mais atenção. E querendo ou não, ela também era uma das únicas figuras femininas protagonistas da produção. Trazendo outras questões sobre representatividade feminina...


Interpretada pela Zoe Saldãna, que é uma kinga em filmes de ficção científica, a atriz faz uma linda personagem cheia de camadas e curiosidade. Fazendo que fiquemos apaixonadas por ela.


Como falei lá em cima, a atriz Nichelle Nichols fez a primeira Uhura na série de TV de 1966, que também se destaca como uma das primeiras protagonistas negras em séries do gênero. Que marcou gerações! Inclusive a Zoe com a sua Uhura. ;)






• Conhecia algumas das personagens ou alguma das produções? Comentem ai!


7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©
bottom of page